Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 2 de abril de 2011

Espécie Animal Invasora da Semana

Tritão-ventre-de-fogo

Cynops orientalis

Os tritões-ventre-de-fogo são pequenos amfíbios que não ultrapassam os 10cm de comprimento. Possuem um dorso escuro que contrasta com o vermelho vivo do ventre, não havendo uma linha definida a separar as duas cores. As fêmeas distinguem-se dos machos por terem formas mais arredondadas e cauda mais comprida.

Esta é uma espécie originária da China e bastante popular como animal de estimação por serem fáceis de tratar, suportam bem água a temperaturas entre os 5ºC e os 20ºC, mas são mais sensíveis a temperaturas elevadas. Preferem águas paradas ou com uma corrente fraca, ricas em vegetação.

Alimentam-se de insectos, larvas, outros anfíbios e pequenos peixes e camarões de água doce que capturam facilmente por serem excelentes nadadores.

Na época de reprodução os machos desenvolvem uma cloaca maior e os ovos são depositados nas plantas aquáticas. Este tritão produz toxinas através da pele que podem prejudicar peixes ou outros anfíbios que partilhem o seu espaço.

Devido à sua abundância no comércio para animais de estimação há a possibilidade de esta espécie poder tornar-se invasora no nosso território por descuido dos donos ou abandono de indivíduos, mas até ao momento não foram encontradas populações residentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade