Psittacula krameri
Fêmea e Macho da espécie |
Esta ave é o único representante da família dos periquitos que se encontra em liberdade na Europa e pode ser facilmente visto na cidade de Lisboa, nos seus parques e jardins e no Alentejo e Algarve. Esta espécie foi introduzida em Portugal devido à sua utilização como animal de estimação, alguns indivíduos fugiram ou foram libertados e acabaram por formar populações residentes no nosso país.
O periquito-de-colar tem cerca de 40cm de comprimento, incluindo as penas da cauda que são bastante longas. Os machos apresentam um colar negro e cor-de-rosa (na parte de trás da cabeça), ambos os sexos possuem coloração verde brilhante e bicos vermelhos. Anunciam a sua presença através de vocalizações estridentes, voam normalmente em bandos bastante barulhentos.
Alimentam-se de vegetais, nozes, sementes e frutas, podendo causar grandes estragos nos pomares.
Apesar de ser uma ave originária da Ásia (principalmente Índia) e África subsaariana, instalou-se facilmente na Europa, Austrália e Estados Unidos. Em 2006 foram contados 6000 periquitos-de-colar perto de Londres e estimam-se que existam mais de 10 000 nos Países Baixos.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Biodiversidade