Animais Autóctones

Animais Autóctones

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Espécie Animal Invasora da Semana

Cisne Negro
(Cygnus atratus)



O cisne-negro é uma ave aquática com origem na Austrália (encontra-se em todos os estados). Possuí a plumagem negra excepto nas pontas das rémiges que são brancas. O bico é vermelho e branco e as asas tem cerca de 2 metros de envergadura.

Ambos os gêneros possuem a mesma aparência, de comprimento entre 1,2 a 1,4 metros, os machos (6,3 a 8,7 kg) são um pouco maiores que as fêmeas (5,1 kg).  

A diferença entre gêneros pode ser observada pelo comprimento de rabo entre macho e fêmea, observando os animais dentro de água. O ângulo formado entre o rabo e nível da água é maior no macho.



Este cisne pertence à mesma família dos patos, gansos e cisnes comuns.

Não é uma ave migratória contudo, percorre grandes distâncias à procura de alimento. Este animal foi introduzido na Nova Zelândia e é actualmente uma das maiores pragas existentes no país. Em Portugal, este animal é uma pequena praga, sendo o seu impacte no ecossistema português pequeno, relativamente a outros animais invasores.




Os cisnes habitam preferencialmente lagos onde conseguem chegar à vegetação aquática através do seu longo pescoço com cerca de 1metro. Vivem em colónias e nidificam durante a temporada da chuva com ninhos próximos uns dos outros em pequenas ilhas, ao redor dos lagos ou sobre plantas aquáticas. As proporções gerais são dois metros de diâmetro e um de altura.
Cada ninhada possuí entre 4 a 10 ovos perdes pálidos, sendo cada ovo posto individualmente cada dia e são chocados após o último ovo ser posto. Macho e fêmea incubam os ovos, mas normalmente é a fêmea, ficando o macho a proteger o ninho de possíveis invasores como o Homem.
Os pequenos cisnes nascem brancos como os outros cisnes e passeiam nas costas dos pais. Aos 6 meses de idade começam a voar e ficam adultos com dois anos.


3 comentários:

  1. Ohh Sandra, tu não tens noção do esforço que fizemos para ver este comentário na aula de a.p... a minha net nao deixava ver xD

    Podias ter dito que era teu, nos escusávamos de andar a batatada com o meu pc :D


    Joana :b

    ResponderEliminar

Biodiversidade