Animais Autóctones

Animais Autóctones

domingo, 10 de abril de 2011

Espécie Animal Traficada da Semana

Melro (Turdus merula)

Indivíduo macho de melro. Os machos possuem o
bico laranja-vivo e são, geralmente, maiores do que as fêmeas.


Nome científico: Turdus merula

Reino: Animmalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Família: Muscicapidae
Subfamília: Turdinae
Género: Turdus
Espécie: T. merula



O Melro pode ser encontrado um pouco por toda a Europa. É frequente avistá-lo na Península Ibérica. Esta ave está também presente no Norte de África e em alguns territórios da Ásia Central.
Os indivíduos desta espécie foram introduzidos na Austrália e na Nova Zelândia, por mão humana. Porém, hoje, não são muito populares, nestas regiões.

Esta espécie prefere os relvados amplos para procurar alimento, por esse motivo a sua presença é muito frequente nesses espaços, sobretudo ao início da manhã e ao fim da tarde.

Este comportamento levou a que se tornasse uma ave muito bem adaptada ao meio urbano, pode ser encontrada no bairro mais movimentado, ou no meio das pessoas que passam, sem sentir qualquer receio das mesmas.


O macho desta espécie é ligeiramente maior do que a fêmea e o seu bico é cor de laranja vivo, contrastando com as suas penas pretas, enquanto o bico da fêmea é mais claro (quase acastanhado), sendo também a coloração das penas menos intensa.


Estas aves podem viver em cativeiro em gaiolas grandes. No entanto, para além de não ser uma ave canora, demonstra sempre grande tristeza, principalmente se for capturada na fase adulta.

Ninho de melro
Relativamente á alimentação, os melros comem insectos, minhocas e bagas, é isso que procuram entre a relva fresca, mas também ingerem migalhas que possam encontrar, ocasionalmente.


No que toca à reprodução, num ano, os melros fazem duas vezes criação. A fêmea põe geralmente quatro ovos, que irão eclodir cerca de 15 dias depois.


Os melros podem medir cerca de 25 cm, pesar até 120 g e viver 10 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade