Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 30 de abril de 2011

Animais do Parque da Cidade do Porto


Parte do grupo AR∑A esteve no Parque da Cidade do Porto na passada Quinta-feira e pôde observar alguma da fauna que lá habita. Além dos numerosos melros, pardais, verdilhões e rabiruivos-pretos pudemos ver e ouvir as duas espécies cujas fotografias, da autoria de Salomé do grupo Sport5, publicamos


Nesta fotografia temos um sardão (Lacerta lepida) réptil presente em todo o país, mas mais visível em dias quentes. É o maior lagarto de Portugal podendo atingir os 30cm, não obstante consegue trepar às árvores para fugir ou roubar ovos de pássaros. Alimenta-se de invertebrados, frutos, vegetais, lagartixas, ovos e pequenos mamíferos. A sua principal defesa é a fuga, mas em caso de ameaça pode abrir a boca numa postura que avisa de que irá morder quem se aproximar. Estamos na época de acasalamento desta espécie.



Aqui temos uma rã muito comum: a rã verde (Rana perezi). Pode ser encontrada em charcos e lagos, pois como estamos também na sua época de reprodução os machos cantam ruidosamente e marcam território.

3 comentários:

  1. Acompanho o vosso excelente blogue há já algum tempo, sem contudo deixar qualquer comentário.
    Para além da fuga e do "abrir de boca" em caso de perigo, é comum entre os lagartos a perda voluntária da cauda, que entretanto volta a crescer. Este fenómeno é designado de autotomia. O predador quando isso acontece fica baralhado e entretanto o lagarto foge. É o que parece ter acontecido ao sardão da imagem - repare-se na coloração descontínua entre o corpo e a cauda.
    Continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Realmente a cauda está com uma cor bastante diferente, obrigada por nos ler e comentar =)

    ResponderEliminar
  3. boa tarde,
    gostaria de saber se o sardão acima mencionado, em caso de morder,há perigo para nós, em termos de ser venenoso ou não.
    tenho dois cá em casa, que vivem nas paredes e sempre que nos vêm fogem,mas desconheço se em caso de nos atacar,o que devemos fazer.
    obrigada
    Sandra Pimenta

    ResponderEliminar

Biodiversidade