Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 16 de abril de 2011

Espécie Animal Traficada da Semana

Canário (Serinus canaria)


Origens: Açores, Canárias e Madeira

Possível ano de surgimento: 1478

Nome científico: Serinus canaria


Os canários domésticos não são encontrados na natureza. O canário selvagem pode ser encontrado em diversos locais, entre eles, o arquipélago das Canárias e da Madeira. A par da descoberta das ilhas Canárias, os espanhóis levaram os primeiros exemplares para o continente. Os primeiros criadores foram frades, que só vendiam exemplares machos para o estrangeiro, para que a criação mundial dependesse da Espanha.

Existem relatos que suportam a ideia de que havia, já nessa altura, canários criados como animais de estimação, na Europa. Ao longo dos tempos, uma grande variedade de canários foi desenvolvida.

De forma geral, os canários são calmos, mas algumas aves desta espécie podem ser mais agitadas. Os canários possuem um tamanho variável, de acordo com o seu género, mas o selvagem tem entre 12 e 13 cm, enquanto o canário vulgar, tem cerca de 14 cm.

Os canários de menores dimensões têm, aproximadamente, 11 centímetros.
O canário de Lancashire, mede, geralmente, 22 centímetros. Diferenciar o macho da fêmea, não é tarefa fácil, visto que os indivíduos desta espécie não possuem dimorfismo sexual.

Criadores especializados podem determinar essa informação através da posição e do tamanho da cloaca.

Relativamente à longevidade, os canários podem atingir os 14 ou 15 anos de idade.
Os ossos do canário são leves e sólidos, mas em grande parte ocos. Este facto permite que o voo se realize de uma forma muito fácil e cómoda para a ave.

Mesmo as partes mais pesadas do corpo, como os músculos das pernas e das asas estão muito próximos da coluna vertebral, permitindo que o animal mantenha um bom equilíbrio durante o voo. Além disto, o canário apresenta um elevado metabolismo. Registe-se que o consumo de energia durante o voo é quinze vezes superior ao consumo em situação de repouso.

Estes são animais diurnos, ou seja, dormem profundamente apenas à noite, já que durante o dia não podem descuidar-se e ser vítimas de um possível predador.
Em relação ao canto, os canários pertencem ao tipo de pássaros que nasce com determinado repertório, mas que aprende, ainda no ninho, com o canto do pai.

O canário é muitas vezes apreciado apenas pelo seu canto, mas convém ter em atenção que nem todos os pássaros cantam sempre da mesma forma durante toda a vida, sendo comum certos canários deixarem de cantar por qualquer motivo.  

Ao contrário do que se possa pensar, as fêmeas cantam, mas muito raramente e tão baixinho que quase é impossível ouvir. A única coisa que lhes falta para cantar devidamente são as hormonas masculinas, que são responsáveis pela frequência e a intensidade do canto. Quanto aos sentidos, a visão e a audição são os mais desenvolvidos.

Os olhos do canário têm um ângulo de visão de cerca de 320º, e são monoculares, isto é, os dois olhos trabalham independentes um do outro. A audição do canário é muito boa, com uma constituição auditiva semelhante à de um mamífero. O olfacto e o paladar não são muito desenvolvidos.

Os indivíduos desta espécie têm preferência pelos ninhos abertos, que podem ser construídos com uma grande variedade de materiais, entre os quais, uma corda de sisal desfiada. A fêmea põe, em média, entre quatro a cinco ovos, que são claros e têm manchas escuras, e que são chocados durante 13 a 14 dias.

Ninho e crias de Canário.
As crias são alimentadas com produtos à base de ovos, já que as proteínas são fundamentais para um bom desenvolvimento. A plumagem surge ao fim de 14 dias, mas com esta idade, as crias ainda não estão totalmente prontas para cuidar de si mesmas, sendo ainda alimentadas pelo macho, mas com uma frequência menor. Um bom casal de canários pode ter várias ninhadas por ano.

Quanto à alimentação, os canários são animais granívoros, o que significa que as sementes são a base da sua dieta. Podem comer, também, misturas de sementes especializadas para a raça, ou alimentos à base de frutas. Convém deixar disponível também arenito, que é importante para as necessidades digestivas do canário.

O ciclo da reprodução dos canários, desde a postura dos ovos até que as crias saiam do ninho, dura cerca de um mês. Durante esse tempo, os pássaros têm de cumprir uma série de obrigações que são reguladas por processos biológicos complicados. Se uma das fases desse processo não se desenrola normalmente, todo o ciclo pode ser perturbado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade