Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 26 de março de 2011

Espécie Invasora da semana

 Carpa Koi

 A  carpa comum preta (Cyprinus carpio) espalhada durante séculos pela Euro-ásia foi transportada há mais de 2000 anos para o Oriente profundo, passando pela China, Coreia e Japão, onde foi utilizada como uma fonte de alimento. Os agricultores japoneses mantinham as carpas nos seus tanques, para assim complementar a sua dieta de arroz e vegetais. Quando qualquer espécie é mantida isolada, a sua reprodução, mais tarde ou mais cedo, vai originar mutações. No caso das carpas, ao longo de centenas de anos, as mutações deram origem a diferenças externas, como a alteração da sua coloração original. Os peixes mutantes eram mantidos pelos agricultores como um motivo de interesse em vez de os utilizarem como alimento. Quando estas cores irregulares começaram a aparecer deu-se início à produção de carpas coloridas como um “Hobby”. Este facto ocorreu entre 1840 e 1844 no Japão na região de Niigata.


  A Carpa foi introduzida na Europa pelos Romanos que a aclimataram em Itália. Devido às suas notáveis qualidades de proliferação e de resistência a águas desoxigenadas, alastrou pelo continente europeu. Na Península Ibérica deve ter aparecido durante a dinastia dos Hasburgos como peixe decorativo nos tanques e lagos dos palácios reais, donde se escapou acidentalmente para os rios, porventura em época de cheias.
A alimentação das carpas é variada e podem ser consideradas omnívoras. O seu alimento pode incluir larvas de mosquito, pequenos peixes, plâncton, minhocas, outros invertebrados e matéria vegetal diversa. Em resumo, alimentam-se de qualquer tipo de alimento. As carpas reproduzem-se em águas calmas, fazem os ninhos na vegetação densa de águas rasas.




   Segundo uma lenda chinesa a Carpa no seu período de desova tinha que transpor diversos obstáculos, saltando por vales repletos de cascatas e cachoeiras percorrendo quase todo o continente Chinês, até chegar à montanha Jishinhan onde fica a fonte do Huang Ho (Rio Amarelo). Quando uma carpa vencesse  a cascata Longman Falls (Portão do Dragão), ela transmutar-se-ia num Dragão. Daí o facto da Carpa ser considerada um símbolo de perseverança. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade