Animais Autóctones

Animais Autóctones

quinta-feira, 3 de março de 2011

Nova espécie de peixe descoberta no rio Amazonas

03.03.2011
Helena Geraldes
Uma série de expedições às florestas desconhecidas nas margens do rio Amazonas, no Pará, Brasil, revelou agora uma nova espécie de peixe, anunciaram investigadores brasileiros na revista “Zootaxa”.
A descoberta do peixe Stenolicnus ix foi feita no Igarapé Curuá, um afluente do Amazonas no estado do Pará, no coração da maior área de floresta tropical protegida do mundo, a Estação Ecológica Grão Pará, com quatro milhões de hectares, por biólogos do Museu Goeldi e da Universidade Federal do Pará.
“É um peixe muito pequeno, que foi recolhido quase no fim dos trabalhos no Igarapé. Devido ao seu tamanho, acreditamos ser uma espécie difícil de ser encontrada, tanto que só conseguimos recolher um único individuo” conta Wolmar Wosiacki, investigador e curador da colecção ictiológica do Museu Paraense Emílio Goeldi e um dos autores do artigo científico, em comunicado. O peixe mede cerca de dois centímetros e o facto de ser translúcido torna difícil avistá-lo.
Esta espécie de peixe difere das outras pelo comprimento dos barbilhões (filamento olfactivo ou gustativo) nasais e maxilares; pelo padrão de coloração da região dorsal do tronco e pelos olhos e comprimento da cabeça proporcionalmente grandes.
O peixe foi recolhido com uma peneira nas cabeceiras do Rio Curuá, local aonde os investigadores chegaram com a ajuda de um helicóptero. A descrição da nova espécie está ainda a cargo de Luciano Montag, professor da Universidade Federal do Pará, e Daniel Coutinho, do Programa de Pós-Graduação em Zoologia.
“Descobertas como esta lembram-nos que ainda temos muito que aprender sobre a biodiversidade do rio Amazonas”, comentou Patricia Baião, directora do programa Amazonas na organização Conservation International. No seu entender, a protecção da Estação Ecológica Grão Pará é crucial para “que a área protegida consiga cumprir o seu fim: a conservação destas florestas nativas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade