Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 19 de março de 2011

Espécie Animal Invasora da Semana

Mosca-Branca (Bemisia tabaci)






Nome Popular: Mosca-branca

Nome Científico: Bemisia tabaci

Ordem: Hemiptera

Filo: Arthropoda

A mosca-branca é uma das pragas mais conhecidas no mundo e está presente em praticamente todas as regiões agrícolas.

Tecnicamente, não se trata de uma mosca, pois é um hemíptero, da mesma ordem dos pulgões e percevejos, e não díptero que é a ordem das moscas comuns. Uma regra prática para não confundir é o número de asas: hemípteros têm quatro asas enquanto que dípteros têm duas.

Existem duas espécies bastante conhecidas como pragas, Bemisia tabaci e Bemisia argentifolii. A segunda é conhecida por ser mais destrutiva e resistente a certos inseticidas.
A mosca-branca é muito pequena, medindo de 1 a 2 milímetros e tem coloração  branca e/ou amarela-pálida; os olhos são negros e destacam-se no corpo do insecto.
Quando está em repouso mantém as asas fechadas, parecendo haver um par, somente.

Não se move rapidamente sendo de fácil captura, no entanto tem grande capacidade de dispersão pela quantidade de ovos (200, em média, por fêmea) e pela acção do vento como agente dispersante.

Esta mosca prefere climas mais secos, onde a sua longevidade e fertilidade são maiores.

Os danos causados pela mosca-branca são, além da sucção de seiva (facto que enfraquece as plantas), o depósito de toxinas que provocam crescimento disforme dos tecidos vegetais.
Ainda como os pulgões, a mosca-branca também secrega uma substância açucarada que permite o desenvolvimento de fumagina, um tipo de fungo escuro que impede a fotossíntese nas plantas.

Outro dano (talvez o mais importante em algumas culturas), é o facto desta praga ser transmissora dos vírus Begomovírus e do VMDF (vírus do mosaico dourado do feijoeiro). A mosca-branca infesta muitas espécies de plantas conhecidas, como tomateiro, feijoeiro, soja e diversas ornamentais.

Praga de Moscas-brancas.
Também é encontrada em plantas daninhas presentes em jardins, terrenos baldios e cultivos comerciais.
O controlo da mosca-branca em grande escala é realizado através da aplicação de insecticidas. Em áreas menores como de hortaliças e ornamentais sugere-se o controle preventivo.

A erradicação rápida de plantas doentes e dos restos culturais são acções que evitam a infestação por mosca-branca. Também podemos utilizar armadilhas de coloração amarela, em lona, plástico, etiquetas, etc., untadas com óleo. Estas devem ser colocadas entre as plantas, à mesma altura que estas.

Existem diversos inimigos naturais de mosca-branca: são várias espécies de percevejos, lixeiras, besouros e vespas. Há, ainda, espécies de parasitóides dos géneros Encarsia, Erectomecerus e Amitus. Realizando prevenção e/ou controlo químico racional,  podemos manter e até aumentar a presença desses inimigos naturais da mosca-branca.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade