Animais Autóctones

Animais Autóctones

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Espécie Traficada da semana

Mico-leão (Leontopithecus rosalia)

O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é conhecido em todo o mundo como símbolo da conservação da natureza no Brasil.
O habitat deste animal compreende-se ao  Brasil, na região montanhosa do sudoeste do Rio de Janeiro. Este primata de pequeno porte mede aproximadamente de 25 a 35cm, tem cauda de 30 a 40cm e pesa em torno de 600g. A pelagem tem a cor de fogo, variando a tonalidade ao longo do corpo. Na cabeça ostenta uma espécie de juba, a qual deve lhe ter valido a denominação. Vive em grupos familiares formados, em média, por seis indivíduos, mas pode variar desde dois até aos catorze indivíduos. Cada grupo utiliza uma área que é defendida da entrada de outros grupos de micos. Na natureza vivem em média, oito anos, mas podem chegar até 10 - 12 anos. Podem reproduzir uma ou duas vezes por ano com gestação de 120 dias e normalmente produzem dois filhotes. Alimentam-se de frutos silvestres, insectos e pequenos vertebrados.São animais diurnos e à noite, dormem em buracos de árvores.
Esta espécie está em risco de extinção. Desflorestação, caça e comércio ilegal causaram a redução drástica da populações de Micos durante os últimos 50 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade