Animais Autóctones

Animais Autóctones

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Espécie Animal Autóctone da Semana

Arminho (Mustela erminea)



  É um carnívoro de pequeno tamanho, de pelagem curta, dorso castanho mais ou menos escuro ou arruivado e com o ventre branco.


  Habita preferencialmente bosques densos, tendo alguma predilecção por zonas com humidade. No entanto pode ser encontrado numa grande diversidade de habitats desde zonas de costa até áreas de montanha, desde que a vegetação lhe proporcione protecção. Como locais de repouso utiliza buracos em árvores, tocas no solo ou sob rochas.. Alimenta-se maioritariamente de mamíferos, em especial de roedores, podendo, no entanto, consumir coelhos e aves. Tendo uma actividade diurna e nocturna que alterna com períodos de repouso, machos e fêmeas defendem territórios separados fora da época da reprodução. Na altura da reprodução as fêmeas mantêm-se territoriais mas os machos deambulam, sem território definido, pelos territórios de várias fêmeas.




  O acasalamento ocorre em Maio/Junho. No entanto, por terem implantação diferida (fase em que implantação dos embriões no útero da fêmea é retardada e o desenvolvimento embrionário pára), os nascimentos só ocorrem em Março/Abril do ano seguinte. Têm uma ninhada, de 5 a 12 crias, por ano e os juvenis atingem a maturidade sexual aos 12 meses. A esperança média de vida é de 1,5 anos, podendo atingir 10 anos.

1 comentário:

Biodiversidade