Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Espécie Animal Invasora da Semana


Borboleta dos Gerânios
Cacyreus marshalli



A borboleta dos gerânios é originária da África do Sul, mas foi introduzida na Europa Ocidental e Mediterrânica, pensa-se que em conjunto com a planta de que se alimenta, os gerânios. Em Portugal pode ser encontrada no continente, em especial em habitats urbanos.
É uma borboleta que pertence à família Lycaenidae.
Na fase adulta as fêmeas possuem uma maior envergadura que os machos, de 18 a 27mm e de 15 a 23mm respectivamente e apreciam regiões quentes. Na África do Sul os adultos podem ser vistos entre Agosto e Maio.
Têm asas castanhas com rebordo negro e uma cauda fina, a região interior das asas são castanho-acinzentadas com bandas escuras.
Os ovos são brancos medindo em média 0,3mm e as larvas (verdes e cobertas e pêlo pálidos) que deles emergem crescem de 1 a 2mm aos 13mm, formando depois uma crisálida de 9mm para a metamorfose. A temperatura ambiente influencia o ciclo de vida desta espécie, sendo que temperaturas elevadas tornam o desenvolvimento das larvas mais rápidos. Num ano podem nascer cinco gerações.
É considera uma peste pelos cultivadores de Pelargonium geraniums, tendo sido detectada pela primeira vez no Reino Unido, como invasora em 1997.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade