Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Espécie Animal Traficada da Semana

Ave do Paraíso Raggiana

Paradisaea raggiana

A Paradisaea raggiana encontra-se no Sul e Oriente da Papua-Nova Guiné, desde a Baía de Milne no leste até a fronteira do Irian Jaya no oeste. Habita florestas tropicais, montanhas e está a espalhar-se para as zonas suburbanas.
O macho tem 71 cm de comprimento, incluindo plumagem,e pesa 340g, e a fêmea tem 28 cm de comprimento e pesa 200g. As cores iridescentes e a plumagem da ave-do-paraíso Raggiana macho estão concebidas apenas para fazer a corte à fêmea da espécie. A cabeça é amarelo-dourada e garganta verde, o bico forte, em forma de tesoura é ideal para apanhar frutas e insectos e é cor azul de céu no macho. As asas curtas e arrendondadas são abertas durante a exibição e são suficientemente fortes para suportar o seu corpo e a sua plumagem através do ar. O macho tem tufos de plumas escarlates semelhantes à renda que saltam debaixo das suas asas. Durante a sua exibição, essas plumas são abertas para criar uma fonte de cor à medida que a ave se agita de cima para baixo. Fortes pernas e patas permitem ao macho manter-se firmemente agarrado a um poleiro quando se oscila e inclina para a frente para exibir suas penas. Enquanto no macho a plumagem tem cores brilhantes, nas fêmeas é mais simples e acastanhada.
A comida é abundante nas florestas tropicais luxuriantes da Nova Guiné, dado que há poucos mamíferos a competir por ela. Esta ave alimenta-se de frutas, insectos, aranhas, rãs e lagartos. Os machos com plumas procuram a maior parte da sua comida próximo as árvores onde fazem a sua exibição, mas as fêmeas e os jovens machos sem plumas, muitas vezes, aglomeram-se em pequenos bandos e procuram juntos em uma área maior.
As fêmeas e os machos da espécie Paradisaea raggiana são normalmente apenas visíveis na época de acasalamento, onde o macho, com mais penas, coloridas e brilhantes, realiza uma dança, para impressionar a fêmea, que é quem escolhe o companheiro. É a chamada dança da corte: os machos dançam para as fêmeas em cima das árvores, quando alguma demonstra interesse, ele faz tudo para agrada-la, abanando as asas e balançando a cabeça. Depois de acasalarem, o macho refaz a dança, para atrair mais parceiras, ficando a fêmea responsável por criar a prole sozinha. Vivem de 15 a 25 anos.

É uma ave simbólica da Papua Nova Guiné, mas tem vindo a sofrer com a caça por causa das suas magníficas penas, não só pelos indígenas da ilha, mas também por estrangeiros que a caçam ilegalmente.
Se quiser ver a exibição do macho da ave do paraíso raggiana visite este habitat!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade