Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Espécie Animal Invasora da Semana


Rato da Noruega
 (Rattus norvegicus)



Também conhecido por rato-marrom, rato castanho ou ratazana é uma comum espécie de rato que surgiu no sudeste da Ásia e no século XIX se alastrou para todo o mundo (excepto Antárctida) com particular relevância na Europa e América do Norte. Está distribuído de modo tão global devido à sua grande interacção com o Homem. É de momento, a espécie animal mais bem sucedida do mundo, atrás do Homem. 
Não se compreende muito bem o porque da designação de rato da Noruega já que o rato não é originário da Noruega, contudo acredita-se que deve-se ao facto do investigador John Berkenhout ter considerado que o animal tinha chegado a Inglaterra vindo da Noruega. Porém, não havia registos da presença do animal na Noruega, assim se veio a comprovar no século XX. Apesar de tudo, a sua designação "Rato da Noruega" manteve-se.

O rato da Noruega é um grande contributo para a ciência, já que é através de cruzamentos selectivos desta espécie que se cria o famoso "rato de laboratório" que serve como cobaia para testes laboratoriais que, por motivos éticos, não se poderiam realizar em seres Humanos.




Fisicamente possui um pêlo áspero de cor cinzenta, castanha ou branca (em caso de mutação albina). O comprimento do corpo e da cauda são similares, rondando os 25cm cada um. Quanto ao peso, ronda as 250g (fêmeas) e os 350g (machos). Há ainda alguns relatos de animais desta espécie com 1kg, contudo são raros.

Tem actividade nocturna e é um excelente nadador e escavador. Possui a particularidade de ter uma capacidade mental igualável com a do ser Humano e outros primatas, por isso, é o roedor mais inteligente. São capazes de comunicar entre si através de pequenas vocalizações que produzem.

A sua dieta é omnívora, neste caso, come um pouco de tudo. Estudos realizados por Martin Schein demonstraram que os seus alimentos favoritos é o macarrão com queijo, milho e ovos mexidos. Os alimentos que não eram tão apreciados eram as beterrabas cruas, os pêssegos e o aipo cru.

Vivem em pequenas populações hierarquizadas, e em situações de escassez de alimento, os da linha mais baixa na hierarquia são automaticamente os primeiros a morrer. Em caso de algum animal das camadas mais altas morrer, a reprodução aumenta para preencher as camadas inferiores e os restantes ratos vão subindo nas camadas.



Se as condições forem favoráveis as fêmeas podem ter cerca de 5 ninhadas por ano, sendo cada uma composta com uma média de 14 crias. O seu período de gestação é de apenas 21dias, fazendo com que esta espécie se reproduza rapidamente. Tornando-se assim uma praga já que esta animal costuma aproveitar-se do ser Humano em prol de retirar alimento e até mesmo abrigo nas suas habitações. Destroem alimentos, plantações como por exemplo, mas o pior da praga de ratos castanhos é que estes são uma grande fonte de contaminação de doenças como a Febre Hemorrágica Viral, Doença da Weil, etc.

Por isso são consideradas uma espécie invasora já que trazem grandes malefícios ao Homem, alastrando doenças e destroíndo bens materiais. 
A relação Homem-Rato / Rato-Homem jamais foi pacífica e jamais o será.

O filme de animação da Disney "Ratatouille" mostra o quão inteligentes estes animais são, os seus comportamentos em grupo e o seu atrito com o Homem.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade