Animais Autóctones

Animais Autóctones

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Espécie Animal Traficada da Semana

Onça-Pintada
Panthera onca





Também conhecida como Jaguar ou pantera. É o terceiro maior felino do mundo (primeiro o leão, segundo o tigre), com semelhanças físicas ao leopardo, mas com comportamentos característicos de um tigre.


Distribuição Geográfica
A onça-pintada é a única pantera das Américas, encontrando-se no sul dos EUA, México, Brasil (com destacada para a Amazónia) e Norte da Argentina. Prefere florestas tropicais e zonas de rios e lagos já que, tal como o tigre, é um excelente nadador.



Características Físicas
Tal como todos os grandes felinos, a onça-pintada possuí uma óptima estrutura muscular. O seu peso varia entre os 56kg e os 96kg, sendo as fêmeas 10 a 20% menores que os machos.
O comprimento varia entre 1,62m e 1,83m, podendo a cauda acrescentar 75cm ao comprimento total. Geograficamente, quanto mais a sul, maior será o animal.
8900 Newton, é a força da mordedela da mandíbula sendo o felino com a mordedela mais forte (o dobro da do leão). Isto permite-lhe furar as carapaças de répteis e matar presas com  cerca de 300kg. Para matar, utiliza uma técnica invulgar: morde o crânio de presa perfurando directamente o cérebro pelos ouvidos, havendo assim morte instantânea.
Jaguar e o Leopardo são bastante semelhantes, contudo o primeiro é mais robusto e pesado e há diferenças quanto as rosetas (coloração preta que se encontra por cima do pêlo amarelo, ou castanho avermelhado) em que no jaguar são maiores, em menor número, geralmente mais escuras, e com linhas mais grossas e pequenas manchas no meio que o leopardo não tem.



Outras formas de coloração possíveis (proveniente de mutações, e portanto mais raros) é o melanismo (6% de população) e o albinismo (extremanente raro).
O melanismo ocorre devido a função dominante do alelo que determina esta característica. Consiste no excesso de pigmentação negra por todo o corpo. De perto, as rosetas ainda são possíveis de visualizar. Os animais com esta mutação são geralmente designados de panteras negras.
Principais tipos de Onça:  Onça-pintada e pantera negra (vídeo)















Reprodução e ciclo de vida
As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 2 anos de idade, enquanto que os machos é aos 3/4 anos de idade. No estado selvagem acasalam todo o ano. Para os animais procriarem produzem sinais urinários e vocalizações para dar a entender ao seu parceiro que estão na altura fértil. Após fecundação, o casal separa-se e é a fêmea que fica encarregue das crias. O período de gestação é de 93 a 105 dias dando à luz a 2 ou 4 crias. A presença do macho não é permitida já que há o risco do macho se alimentar das crias.
As crias nascem cegas, são desmamadas aos 3 meses mas só aos 6 meses saem para acompanhar a mãe nas caçadas.





Actividade Social
O jaguar é um animal solitário que constrói um território só para si. O território de uma fêmea varia entre os 25 e os 40km quadrados, enquanto que o território de um macho consegue ser o dobro. Marca o território através de modificações na vegetação (por exemplo marcas em troncos de árvores, urina e fezes.
A Onça também produz rugidos (Ouvir) que são usados como forma de avisar para a sua altura fértil e defesa do território. Lutas para acasalamento não são comuns, sendo as mais tipícas relacionadas com o território.
É um animal nocturno mas é mais especificamente crepuscular. Ambos os sexos caçam e os machos percorrem diariamente mais território que as fêmeas já que o seu território é mais abundante.
 


Dieta
É um animal carnívoro, alimentando-se de uma variedade de 87 espécies, incluindo porcos do mato, cães, sapos, ratos, preguiças, macacos...

A estratégia de caça é similar aos outros grandes felinos, em que a onça se aproxima calmamente da presa de forma camuflada para a atacar de forma rápida e imprevisível.
Os ataques a humanos são bastante raros.
http://www.youtube.com/watch?v=M3IOBd5tTZk (interacção da Onça com o Homem)




Conservação
A população de Jaguares tende a diminuir drastricamente sendo classificada como uma espécie animal "quase ameaçada", o que significa que num futuro próxima poderá estar em extinção.
As principais ameaças são:
-A destruição do habitat, aumentando a competição por comida com o ser humano;
-Fazendeiros que matam Onças para proteger o gado e as propriedades;
-Catástrofes naturais como furacões;
-Caça Furtiva - a pele de Onça é usada para a produção de artigos como casacos e tapetes (artigos que são muito lucrativos e procurados).

















A Onça-Pintada deve ser conservada por todos nós para não ter o mesmo caminho que outras panteras que habitaram a Terra no passado, ou seja, o da extinção.
Está nas nossas mãos conservar as últimas espécies de panteras que possuímos antes que seja tarde de mais.




2 comentários:

  1. adorei a postagem!
    Sempre achei onça pintada muito linda|!
    E é lendo que se aprende, pois não sabia que os machos podem comer as crias...
    um beijo!

    ResponderEliminar
  2. nosa que estranho! sempre soube tão bem da vida de alguns animai que acabei não lembrando dos sivestres! obriada pelo incentio! adorei!

    ResponderEliminar

Biodiversidade