Pimpão
Carassius auratus
Normalmente chamado de "peixinho dourado" o pimpão é uma espécie invasora em Portugal. É uma espécie originária da Ásia, em especial China e Japão, e fui introduzida no nosso país pela primeira vez em 1920 tanto por aquacultura e aquarismo e ainda hoje é comum as pessoas terem destes peixes em casa e decidirem libertá-los em ribeiros próximos, contribuindo assim para aumentar o número de indivíduos desta espécie invasora que, nos locais onde é introduzida, provoca uma diminuição do número de peixes, invertebrados e plantas nativas. Como prefere lagos e rios com água parada ou quase parada (com profundidades de até 10 m) prolifera facilmente em lagos, tanques e rios de águas calmas.
O Carassius auratus é um peixe de água doce que tolera pH entre 6 e 8 e temperaturas entre 8ºC e os 28° C. Sua coloração alaranjada é muito característica. Chega a medir no máximo 59 cm de comprimento, podendo pesar no máximo de 3 kg, mas só se tiver espaço suficiente. Têm uma esperança de vida máxima de 20 anos.
A cabeça deste peixe é larga e triangular com um grande espaço entre os olhos. Não apresenta barbilhos na mandíbula superior. Apresenta uma longa nadadeira dorsal com 15-21 raios, e uma espinha dura e serrilhada que tem origem nas barbatanas nadadeiras dorsal e anal. A linha lateral é completa, apresentando entre 25 e 31 escamas em série lateral. Os machos são mais finos que as fêmeas. A sua população pode duplicar em 1,4 - 4,4 anos.
É um peixe que não é exigente quanto à alimentação: é carnívero, detritívoro e herbívoro.
É muitas vezes utilizado para aquacultura, pesca desportiva e aquarismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Biodiversidade