Animais Autóctones

Animais Autóctones

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Espécie Animal Invasora da Semana

Tartaruga de Orelhas-Vermelhas (Trachemys scripta elegans)

 A característica mais marcante é a presença de manchas laterais vermelhas na cabeça . Possui casco achatado, próprio para a natação e patas adaptadas para nadar, com pequenas membranas entre os dedos. 


São originárias de regiões pantanosas do sul dos Estados Unidos e são importadas directamente de lá. Devido à sua grande capacidade de reprodução e adaptação a novos ambientes, em alguns países como na Austrália, Califórnia, Canadá, França, Suécia e África do Sul, a importação também está suspensa, pois os animais acabam por fugir do cativeiro ou então são soltas por proprietários que já não as querem,  fazendo com que ocorra competição com os animais de ambientes semelhantes aos dela e causando desequilíbrios ambientais.
São animais de sangue frio, isto é , a temperatura do seu sangue varia de acordo com a temperatura do ambiente. Respiram unicamente através de pulmões, logo não podem permanecer muito tempo debaixo de água. Possuem visão e audição muito apurada, podendo aperceber-se da presença de pessoas a muitos metros de distância. Apresentam bico, como as aves.
São consideradas autênticas sobreviventes da pré-história, já que se retornamos 200 milhões de anos no tempo, pouca diferença será encontrada entre as tartarugas pré-históricas e as tartarugas actuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade