Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 22 de janeiro de 2011

Espécie Animal Traficada da Semana

Iguana (Iguana iguana)

As iguanas são diurnos, arborícolas, e são frequentemente encontradas nas proximidades de água. Escaladoras ágeis, podem cair até 15 metros ficando ilesas.
Iguana iguana possui uma fila de espinhos ao longo de suas costas e ao longo da sua cauda, que ajuda a protegê-los dos predadores. A cauda, pode ser usada para lançar ataques dolorosos e como muitos outros lagartos, quando presas pela cauda, a iguana pode faze-la a quebrar, por isso pode escapar e, eventualmente, gerar um novo. Além disso, as iguanas têm uma barbela bem desenvolvida que ajuda a regular a temperatura corporal. Este papo é usado em namoros e exibições territoriais.
As iguanas verdes têm uma excelente visão, permitindo-lhes detectar as formas e movimentos a longas distâncias. No entanto têm baixa visão em condições de pouca luz. Têm um orgão fotosensorial branco no topo da sua cabeça chamado olho parietal. Este "olho" não funciona da mesma forma que um olho normal, pois possui apenas uma retina rudimentare não pode formar imagens. É, no entanto, sensível às mudanças na luz e pode detectar movimento. Isso ajuda a iguana quando está a ser perseguida por predadores de cima. Possui dentes mmuito afiados que sao capazes de triturar folhas e até mesmo a pele humana. Estes dentes são em forma de folha, largos e achatados, com serrilhas na borda. Os dentes esão situados nos lados internos da mandibula.

As iguanas são essencialmente herbivoras, alimentando-se de folhas, flores, frutas e de mais de 100 espécies diferentes de plantas.

Quando ameaçada por um predador, as iguanas tentam fugir, e se estiverem perto de um corpo de água, mergulham e nadam para longe. São caçadas por gaviões e falcões.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade