Animais Autóctones

Animais Autóctones

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Espécie Animal Autóctone da Semana

Leirão ou Rato dos Pomares
Eliomys quercinus




O Leirão é um mamífero roedor distribuído um pouco por toda a Europa Ocidental e também do leste.

Habita zonas de vegetação escassa e zonas de floresta com pinhais, montados, carvalhais e matagais mediterrânicos. Como qualquer roedor que se prese, o Leirão cohabita com o ser humano nas habitações e destrói pomares, hortas, jardins, etc... 
Quanto ao comprimento o Leirão varia entre os 10 e os 15cm, mais a cauda que possuí geralmente cerca de 10cm. O peso encontra-se entre os  60 e 140g.

Para distinguir o Leirão do Rato Comum usa-se as características da pelagem que é maioritariamente castanha e cinzenta, por baixo branca e à volta do olho é preto. 


É um animal nocturno, dormindo de dia em pequenos ninhos das árvores. Durante a sua actividade nocturna eles procuram alimento como: gafanhotos, besouros, caracóis, pequenos ratos, frutas e aranhas, tendo portanto uma alimentação omnívoro.

O período de acasalamento é entre Abril a Junho. Para a fêmea mostrar que está pronta a acasalar, reproduz um grito eleado para captar a atenção do macho. O período de gestação é de 23 dias, nascendo em ninhadas de 3 a 7 filhotes que nascem sem pelos e cegos. Aos 18 dias abrem os olhos e apenas aos 2 meses de idade se tornam independentes mas não atingem a maturidade sexual.
Tem uma expectativa de vida de cerca 5 anos.





Em Portugal, a informação quanto à população é bastante escassa, já que a presença da espécie está cada vez mais diminuta e devido às suas actividades nocturnas é difícil a realização de estudos. Apesar de se encontrar a sua presença por todo o país, os relatos da sua presença no Centro e Sul do país são bastante raros.

Existindo por todas as zonas do mediterrâneo, em Portugal necessita de ser protegido e não ser tratado como um rato comum.

1 comentário:

  1. Boa tarde eu vivo no concelho de castro marim no sul de portugal, a minha profissao é agricultora e helicicultora (criadora de caracois), posso dizer que na minha zona já vi uns 6 exemplares, de bom tamanho e boa saude, posso dizer que apesar de nao ser muito visto a sua populaçao deve estar "saudavel" em termos de numeros aqui na zona. Penso é que realmente devia a informaçao sobre este pequeno roedor mais divulgada pois demorei um ano ate descobrir que animal seria! obrigado pela ajuda

    ResponderEliminar

Biodiversidade