Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 22 de janeiro de 2011

Espécie Animal Autóctone da Semana

Osga-Turca
Hemidactylus turcicus

Este réptil tem uma distribuição geográfica que inclui toda a região costeira do Mediterrâneo e ainda na América Central, onde foi introduzida. Em Portugal pode ser encontrada no Algarve, Baixo Alentejo e ainda na zona de Évora, onde se conhecem pequenas populações isoladas.

Pertence à família Gekkonidae, que é conhecidas pelas extraordinárias capacidades trepadores graças às estruturas que possui nas patas, milhares de pêlos microscópicos que lhe permitem agarrar-se não só a folhas, pedras e outros materiais naturais, mas também a uma grande variedade de materiais sintéticos. Para retirar uma osga de uma superfície, mesmo estando esta de cabeça para baixo, seria necessária uma força superior a 5kg, o que é impressionante para um animal cujo comprimento varia entre os 10 e os 12cm.

A cabeça da osga-turca é estreita e curta, de forma triangular, possuem uma cauda mais ou menos cilindrica com bandas alternadas claras e escuras, mais visíveis em indivíduos jovens, se ameaçada a orga-turca pode libertar a cauda para entreter o predador enquanto foge. No dorso tem tubérculos que lhe dão uma aparência rugosa e que contrastam com a cor do fundo, muito claro. O ventre é composto por escamas brancas, pequenas e arredondadas. As patas são robustas com as extermidades dos dedos dilatadas e unhas fortes e curvas.

Este réptil pode estar activo o ano todo, excepto se o Inverno foi rigoroso, tem hábitos nocturnos e crepusculares, mas pode estar activa durante dias amenos de Inverno.

São atraídas pelos insectos que voam ao redor das lâmpadas eléctricas, no que toca à alimentação não são exigentes.

Reproduzem-se desde a primavera até ao Verão, altura em que os machos desenvolvem um acentuado comportamento territorial, marcado por vocalizações para establecerem fronteiras, hierarquias e para mostrarem atracção sexual. A fêmea pode fazer até três posturas anuais, com um a dois ovos que esconde debaixo de pedras, dentro de troncos ou mesmo enterrados. A incubação depende da temperatura ambiente e pode demorar entre 40 dias e 3 meses. Os juvenis alcançam a maturidade sexual aos seis meses, e podem viver até 7 anos.

Os principais predadores da osga-turca são aves de rapina, doninhas, ginetas, gatos domésticos, cobras e ouriços-cacheiros.

O habitat deste espécie é normalmente pedregoso.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade