Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 15 de janeiro de 2011

Espécie Animal Invasora da Semana

Tritão-de-Crista-Italiano
Triturus carnifex



As fêmeas desta espécie são maiores do que os machos (180mm e 150mm de comprimento total respectivamente), e podem apresentam uma linha amarela ao longo da coluna vertebral. Ambos os géneros têm o ventre amarelo ou amarelo-alaranjado com pintas negras. Durante a época de acasalamento os machos desenvolvem uma crista dorsal que dá nome à espécie.

Triturus carnifex é originára da Itália, apesar de também poder ser encontrada no Sul de França e Balcãs Ocidentais. Pensa-se que foi introduzida no Reino Unido e em Portugal através do tráfico de animais, sendo considerada uma espécie invasora nestes países.

Habita uma grande variedade de habitats como florestas de faias, regiões secas do Mediterrâneo em altitudes de até 2140 metros. Prefere águas calmas ou de fluxo lento que são mais indicadas para a sua reprodução, mas pode recorrer a piscinas, lagos de jardim e até arrozais o que faz com que prolifere em ambiente antrópico.

O tritão-de-crista-italiano é principalmente nocturno e, como todos dos anfíbios de cauda, parte aquático, gastando em média 4 meses por ano em água, principalmente na Primavera. É nesta altura que se reproduzem: o macho nada em frente à fêmea, arqueando o dorso, se a fêmea tocar a sua cauda com a cabeça, o macho liberta o espermetóforo, cada fêmea coloca até 250 ovos, um por um. Esta espécie possui uma mutação no cromossoma 1 que provoca a mortalidade de 50% dos indivíduos durante o deselvolvimento do ovo.

Os adultos alimentam-se, durante a fase terrestre, de invertebrados terrestres como minhocas, insectos e molusculos, Na fase aquática podem comer larvas de anfíbios, incluindo da sua própria espécie e invertebrados aquáticos. As larvas alimentam-se de insectos aquáticos. Os tritões adultos produzem, como todos os membros da família Salamandridae, secreções tóxicas pela pele, no entanto têm uma grande variedade de predadores imunes ao veneno como diversas aves aquáticas, cobras e peixes. Podem viver até 10 anos, atingindo a maturidade sexual entre os 3 e os 4 anos.

Podem hibernar em terra ou na água, tornando-se mais escuros na fase terrestre.


Larva de tritão-de-crista-italiano, notam-se bem as brânquias externas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade