Animais Autóctones

Animais Autóctones

domingo, 23 de janeiro de 2011

Espécie Animal Traficada da Semana

Tucano-Açú

(Ramphastos toco)

Tucano toco onde se observa que o bico é
desproporcional ao resto do corpo.



Nome científico: Ramphastos toco

Ordem: Piciformes

Família: Ramphastidae


O tucano-açú é, também, designado por tucano-toco, tucanaçú ou, simplesmente, por tucano. Os indivíduos desta espécie podem ter cerca de 66 cm de comprimento (incluindo o bico que chega a 19 cm) e pesam pouco mais de 0,5 Kg; são os maiores representantes da família Ramphastidae.

As características que mais se destacam nesta espécie são o tamanho do bico ser desproporcional e a coloração exagerada. O bico, apesar do tamanho e da aparência pesada, é leve, visto não ser uma estrutura óssea maciça.

Apesar de oco é muito resistente e útil para descascar frutos e intimidar outros animais. Relativamente às patas, estas possuem dois dedos dianteiros e dois traseiros, que proporcionam uma excepcional sustentação nos galhos das árvores.

Geralmente, os habitats mais comuns são as matas de galeria e as capoeiras. O Tucano-Açu é o único da família Ramphastidae que não vive exclusivamente em florestas. A distribuição geográfica desta espécie corresponde à zona da Amazónia até ao Paraguai, à Bolívia e à Argentina, passando por todo o território brasileiro. A área de distribuição aumentou nos últimos anos, em função da desflorestação que reduziu o habitat original.

            Quanto à alimentação, esta é constituída, basicamente, por insectos, ovos e filhotes de outros pássaros, pequenos lagartos e muitas frutas. O Tucano-Açu é uma ave de hábitos diurnos.

Os casais de tucanos revezam-se para chocar os ovos,
na época de reprodução.
A sua reprodução ocorre a partir do final da Primavera, quando a fêmea põe de 2 a 4 ovos em ninhos no alto das árvores. O casal reveza-se ao chocar os ovos e os filhotes nascem entre 16 a 20 dias depois. Após o nascimento, o bico é muito grande, contrastando com o corpo pequeno.

Os olhos só ficam abertos ao fim de três semanas. Os pais alimentam os filhotes até chegar o momento da sua saída do ninho, após cerca de seis semanas. O bico só terá a cor definitiva alguns meses depois. O tucano pode viver até 20 anos.

A espécie Ramphastos toco ainda não está ameaçada de extinção, mas a sua captura visando o tráfico para outros países e a venda clandestina tem vindo a reduzir a sua população, pondo em risco a diversidade genética.

A maioria dos animais capturados morre durante o transporte. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade