Animais Autóctones

Animais Autóctones

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Espécie traficada da semana


Panda Vermelho



O Panda Vermelho ou Panda Pequeno (Ailurus fulgens) é a segunda variante de pandas mais conhceida do mundo (a primeira é o popular Panda Gigante). Na China, de onde é oriundo, é conhecido como: Pequeno Urso Gato devido as suas características morfológicas que se destinge dos outros ursos e pandas existentes.
Existe duas subespécies: o Panda-vermelho-ocidental que possuí pelagem mais clara na face e o pandas-de-styans que é de maior porte. 
Contudo é um animal de pequeno porte relativamente aos outros pandas porém é lhe atribuído o nome panda por possuir características bastantes semelhantes, como a alimentação, as patas redondas com articulações bastante fortes, o seu temperamento, local de origem, etc.
Dúvidas quanto à sua classificação tem surgido devido as suas semelhanças com guaxinim e gato provadas pela análise do registo fóssil, anatomia, sorologia, comportamento...havendo mesmo cientistas que defendam a criação de um novo grupo taxonómico que se encontre entre a família dos ursos (Ursidae) e a dos guaxinins (Procyonidae).


"Ele não é um urso, nem aparentado ao panda-gigante, não é um guaxinim, e nem uma linhagem de afinidades incertas. Em vez disso, ele é uma linhagem basal da Musteloidea, com uma longa história de independência de seus parentes próximos (Mephitidae, Procyonidae e Mustelidae). Esta longa separação dos outros mustelóideos pode provar o reconhecimento da linhagem do panda-vermelho como uma entidade taxonômica de alto nível distinta (i.e Ailuridae), embora a elevação do táxon Ailuridae não pode ser, por si só, instrutiva da sua precisa posição filogenética aos outros mustelóideos e arctóideos." - Flynn, Nedbal, Dragoo e Honeycutt, 2000




Distribuição geográfica
O Panda Vermelho encontra-se actualmente extinto nas províncias chinesas de Guizhou, Gansu, Shaanxi e Qinghai. Contudo, este ainda habita as oeste do Nepal, sul do Tibete, Sikkim, Assam e Butão, e em montanhas do norte de Mianmar e do sul da China principalmente as zonas de florestas temperadas como as dos Himalaias com temperaturas entre os 10ºC e os 25ºC. O Rio Bramaputra serve como divisão natural entre as duas sub-espécies: panda-gigante e o panda vermelho. 




CaracterísticasO comprimento do panda varia entre os 50 em 64cm, o peso entre os 3 a 6kg.
Possuem a cauda grossa e felpuda, com 12 anéis alternando círculos vermelhos com camurça, uma cabeça redonda, orelhas e focinho pontiagudo.
Tem a particularidade de não possuir dimorfismo sexual (diferenciação entre macho e fêmea), pois tem um tamanho aproximadamente igual assim como a coloração que não diverge.
Tal como o panda-gigante, o panda vermelho possuí um "osso falso" que constituí uma extensão do pulso sendo uma perfeita ajuda para trepar as árvores e conseguir remover as folhas para se alimentar. A dentição é bastante robusta e a mandíbula pequena.

Comportamento
São animais crepusculares e nocturnos onde se encontram mais activos, à noite dormem em ramos de árvores ou tocas. A este junta-se o facto de serem bastante termo-sensíveis e não suportarem temperaturas acima dos 25ºC.
Animais hábeis, que trepam as árvores com grande rapidez. Tem como hábito tomar banho e marcar o território com urina, já que são por norma solitários, ocasionalmente vivem em grupo tendo portanto a necessidade de ter o seu território e de o proteger.
É considerado um animal silencioso, contudo emite certos sinais sonoros como em casos em que ele se sente ameaçado produzindo gorjeios e em caso de aborrecimento assobiando.
Seus principais predadores são o leopardo-das-neves e o Homem. Quando não conseguem mais fugir, correm para cima de zonas altas onde se colocam de pé em prol de intimidar o predador.
Por norma, tem um temperamento dócil, contudo ataca quando se sentem ameaçados.



Alimentação
Tal como o panda-gigante, a alimentação deste baseia-se em bambu que é digerido de forma bastante rápida (2 a 4horas). O seu sistema digestivo é adequado a um carnívoro, porém este é omnívoro, alimenta-se, além de bambu, de bagas, frutos, cogumelos, bolotas, raízes, cogumelos, pequenos insectos, ovos, roedores, etc.
O panda não é capaz de digerir a celulose do bambu, como tal, a sua dieta é extremamente baixa em teor de calorias, tendo este a necessidade de ingerir grandes quantidades de alimento para colmatar a falta de calorias (mais de 1,5 quilogramas de folhas frescas e 4 quilogramas de brotos frescos diariamente).



Reprodução
Os pandas reproduzem-se durante o Inverno, nascendo as crias durante o Verão. Antes do nascimento destas, a fêmea reúne vários restos vegetais e prepara um ninho para acolher as crias. Por cada ninhada existem cerca de 1 a 4crias que nascem todas elas cegas. A mãe estimula as crias assim que nascem (lambe-as) mas é apenas aos 18dias de idade que estas abrem os olhos pela primeira vez. Aos 130dias começam a ingerir alimentos sólidos, até lá a fêmea (que possui 4 mamas) amamenta as crias.
Às 12semanas deixam o ninho, contudo só aos 6/8 meses são desmamentadas.
O macho não costuma ajudar na criação das crias.
Quanto à longevidade destes animais há a destacar que em cativeiro conseguem durar cerca de 17 anos, enquanto que no meio natural cerca de 8/10anos.

 


Conservação
É uma espécie vulnerável à extinção. Em 2001 foram contabilizados entre 16mil e 20mil pandas vermelhos.
As suas principais ameaças são:
-Perda de habitat: deve-se à desflorestação que ocorre devido ao aumento constante das áreas para a agricultura.
-Caça Ilegal: os pandas são bastante vulneráveis ao tráfico animal, pois são de pequeno porte (relativamente ao também popular, panda-gigante). São procurados por particulares que cobiçam manter este animal em casa, por se tratar de um animal belo e dócil, assim como os jardins zoológicos por serem pouco comuns e atraírem a curiosidade de muitas pessoas.
Contudo, a caça é estritamente proibida em todos os países.
-A pelagem: o seu pêlo é bastante amistoso, mas o maior "problema" encontra-se na sua cauda felpuda que é usada pelos chineses no fabrico de chapéus tradicionais que são amuletos de boa sorte nos casamentos da região.
-O gado: desbasta grandes zonas de bambu.



 





Tal como o Panda-Gigante, o Panda Vermelho necessita de ser preservado por todos nós e tratado com o devido respeito, pois apesar de ter um porte parecido com um gato e ser extremamente dócil, não se trata de um animal doméstico, é um animal selvagem e se manterá como tal.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade