Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 18 de dezembro de 2010

Espécie Animal Traficada da Semana

Papagaio verdadeiro (Amazona aestiva)

Papagaio verdadeiro, uma das espécies
mais apreciadas e mais traficadas ilegalmente.
É considerada a ave mais inteligente que existe, conseguindo, até, imitar a voz humana.
Este facto ocorre por apresentar a língua carnuda e uma estrutura designada por siringe modificada. São animais que possuem vida longa e podem chegar facilmente os 80 anos, apesar dos animais retirados da natureza viverem, no máximo, 15 anos devido a uma alimentação errada.
As aves desta espécie não possuem dimorfismo sexual, pois apenas é possível distinguir o macho da fêmea através da realização de alguns exames específicos.

Os papagaios verdadeiros medem cerca de 85 cm e pesam cerca de 400 g.

Relativamente à plumagem, esta é predominantemente verde, apresentando a fronte azul com amarelo na cabeça envolvendo os olhos.
Apresentam o encontro (parte superior da asa quando fechada) vermelho e o bico preto.

Vivem em áreas de mata seca e/ou húmida, em campos cerrados, palmares e beiras de rio.

Distribuição geográfica desta espécie:

Concentram-se, essencialmente, na região nordeste passando pelo Brasil central até ao sul do país, estendendo-se para a Argentina, Paraguai e Bolívia.

Fora do período reprodutivo são avistados em grandes bandos.

Alimentação:

Frutívoros e granívoros. Podem ingerir, também, larvas de insectos que encontram nas árvores de fruto da região que habitam. Usam as patas para segurar os alimentos. Podem ser avistados em áreas de grandes plantações (milho, girassol, sorgo) e pomares.

Reprodução:
Os indivíduos desta espécie aproveitam
os troncos ocos das árvores de
grande porte, no período reprodutivo.

Ocorre em períodos variados, dependendo da localidade.
Após 5 anos de vida os papagaios procuram formar um casal, que se torna fiel por toda a vida. Este casal procura troncos ocos de árvores (como, por exemplo, palmeiras) de grande porte, onde preparam o ninho com madeira roída pelo forte bico.
Na época reprodutiva, a fêmea põe 3 a 4 ovos que são chocados durante 28 dias por ambos os pais, que também se revezam no cuidado dos filhotes, que dura até a postura do próximo ano.

Ameaças:

É o papagaio mais procurado como animal de estimação por ser considerado um excelente "falador". Assim sendo, a captura para o comércio ilegal é a principal ameaça para a espécie. Em algumas regiões as populações estão a sofrer um declínio acentuado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade