Animais Autóctones

Animais Autóctones

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ribeira de Covelas: Quercus pede despoluição e apuramento de responsabilidades

O Núcleo Regional do Porto da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza tomou conhecimento através do jornal O Notícias da Trofa de um fenómeno de elevada poluição na ribeira de Covelas que corria com maus cheiros, lamas e coloração preta. 
A poluição observada na ribeira afecta seriamente a qualidade de vida da população da Trofa, coloca um problema grave de salubridade além de aumentar o já grande distanciamento das populações com os seus rios e ribeiras, que os vêm agora como esgotos quando outrora foram lugares agradáveis e produtivos. Toda a biodiversidade é criticamente afectada, por exemplo os anfíbios, como as rãs e as salamandras, típicos nestes cursos de água e responsáveis pelo controlo dos mosquitos, não sobrevivem a estas condições gerando perda de biodiversidade e situações de desequilíbrio do ecossistema.

Não é aceitável a contínua degradação de rios e ribeiras desta forma e sem apuramento de responsabilidades e consequências, pelo que o Núcleo do Porto da Quercus exige que se remedeie a situação e regenere a zona e se trabalhe mais no sentido de prevenir situações como esta.
Já estão em curso projectos de despoluição de rios e ribeiras e apela-se à Câmara Municipal da Trofa para iniciar um processo semelhante para os rios e ribeiros da Trofa, nomeadamente para a ribeira de Covelas.

            Porto, 8 de Novembro de 2010

            A Direcção do Núcleo Regional do Porto da
            Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade