Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 6 de novembro de 2010

Espécie Animal Autóctone da Semana

O Priolo (Pyrrhula murina) é uma espécie de ave endémica da ilha de São Miguel, mais especificamente da zona montanhosa localizada a leste desta ilha, que abrange os concelhos do Nordeste e da Povoação. Vive predominantemente na Serra da Tronqueira e no Pico da Vara, na parte Leste da ilha de São Miguel. Alimenta-se basicamente da flora (flores).
A mais famosa ave da floresta Laurissilva
Um dos grandes motivos da sua quase extinção foi, além da destruição do seu habitat natural, a perseguição que lhe foi movida no século XIX durante o Ciclo da laranja, justamente pela grande destruição que este fazia nas flores da Laranjeira.
A população até há pouco tempo estava estimada em cerca de 775 indivíduos, limitada a fragmentos de vegetação nativa ainda existentes. Trata-se do passeriforme (ordem da classe Aves, popularmente os seus integrantes são chamados de pássaros ou passarinhos) mais ameaçado de extinção em toda a Europa.
Actualmente estima-se que existam 500 a 800 casais. Este aumento da população deve-se sobretudo a um esforço continuado do projecto LIFE Priolo (2003 a 2008), coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Teve como principal objectivo plantar a vegetação endémica da região, da qual o Priolo se alimenta.
O Priolo foi considerado uma subespécie do dom-fafe (Pyrrhula pyrrhula) mas presentemente é reconhecido com uma espécie distinta.

Saiba mais sobre o projecto de conservação desta ave - Life Priolo - neste habitat!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade