Animais Autóctones

Animais Autóctones

domingo, 7 de novembro de 2010

Espécie Animal Traficada da Semana

 Tigre-de-Bengala 

Tigre-de-Bengala (Panthera tigris tigris) é uma das 9 subespécies de tigre (3 já se encontram extintas). É uma das espécies mais conhecidas do mundo pela sua beleza popularizada na nossa civilização como a ideia comum que temos do tigre tipicamente ilustrada em livros e protagonista de diversos filmes assim como é a espécie mais típica dos jardins zoológicos. É também conhecida por motivos menos agradáveis: trata-se do grande felino mais ameaçado de extinção.




 Caracteristicas:


A altura deste animal ronda o 1metro, de comprimento 3metros e pesa aproximadamente 250kg, contudo o tigre mais pesado encontrado pesava uns surpreendentes 389kg.
A sua cauda tem de comprimento entre 60cm e 1metro. Possui pêlo curto alaranjado com listras pretas, porém existe outras variantes, nomeadamente a sua mutação que possuí pêlo branco, listras castanhas e olhos azuis.
Por possuir uma densa camada de pêlo, é um felino que não gosta de ambientes extremamente quentes, por isso tenciona a habitar zonas situadas junto a bacias hidrográficas. É um excelente nadador, conseguindo nadar uma estimativa 5 kilómetros. Também é extremamente veloz, ágil e consegue saltar grandes distâncias (9 metros de comprimento e 5 metros de altura).
Possui uma grande capacidade de camuflagem já que a sua coloração e desenho das listras ajudam-no a confudir-se com a vegatção. Estes factores fazem dele um óptimo caçador.
Alimenta-se de animais de pequenos porte (aves, macacos, veados...) mas também ataca outros como pequenos elefantes, rinocerontes, gauros (búfalos asiáticos), pitóns e crocodilos.







Habitat:                                 O tigre-de-bengala habita bosques, florestas tropicais e zonas alta da Índia, Bangladesh, Nepal, Butão e Myanmar.












Extinção:
 Em 2008 foram contabilizados apenas 500 tigres-de-bengala no estado selvagem em todo o planeta. A culpa deve-se inteiramente ao Homem, já que o tigre em estado selvagem não tem qualquer tipo de predador.  Portanto, é uma grande vítima dos caçadores furtivos. Estes são vendidos como animais de estimação ou mortos e posteriormente transformados em casacos de peles e todo o tipo de acessórios mais excêntricos. Também são mortos pelas populações que coabitam com este felino,  já que este ataca humanos e invade as suas áreas.







27.04.2010
Nesta foto é visível Kinwah, um tigre-de-bengala que foi criado em casa por dois Australianos como um animal de estimação após ter sido rejeitado pela mãe por ter nascido com um defeito nos membros anteriores.
Passa grande parte do tempo no quintal com um pastor alemão de 2anos, dentro de casa o seu lugar favorito é a cozinha.


Muito em breve Kinwah deixará de viver com o casal porque:  "Ele é um tigre e pode se tornar imprevisível. Você não pode transformar um animal como esse em um bicho de estimação. Ele vai para um lugar cercado, mas será um processo gradual"






 É necessário preservar esta espécie já que a sua extinção torna-se eminente. Grupos de protecção animal como a WWF tem reunido esforços para travar a captura destes animais. A sua alma é selvagem e tem de ser tratado como tal, um animal selvagem num ambiente selvagem.








1 comentário:

  1. Muito interessante! As imagens são fantásticas. Bom trabalho!

    ResponderEliminar

Biodiversidade