Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 27 de novembro de 2010

Espécie Animal Traficada da Semana

Trinca-ferro (Saltator similis)


Exemplar de Trinca-Ferro onde se observa claramente o bico robusto.


O trinca-ferro é uma ave passeriforme da família Thraupidae.
No Brasil existem cerca de oito formas do género Saltator, todas relativamente parecidas. Apenas uma das espécies, vulgarmente conhecida como “bico-de-pimenta” é diferente, pois apresenta uma máscara preta que desce até a garganta, e o bico tem uma cor laranja bem intensa.  O Trinca-ferro é  bastante afectado pelo tráfico e é apreciado por seu belo canto.
Também é chamado de bico-de-ferro, tempera viola, pixarro, pipirão, estevo, titicão, tia-chica e chama-chico (na região interior de São Paulo).

Características:
Esta ave é um pouco menor do que outras que pertencem a espécies do mesmo género; possui o mesmo bico negro e forte, o que originou o nome comum destas aves. Tal como o tempera-viola (Saltator maximus) apresenta o dorso verde, cauda e lados da cabeça acinzentados. A listra superciliar é a mais comprida das três espécies (ave adulta), com o “bigode” menos definido e garganta toda branca. Por baixo, domina o cinza nas laterais, tornando-se castanho-alaranjado e branco no centro da barriga e tem asas esverdeadas. O juvenil não possui a listra tão extensa, sendo a mesma falhada ou inexistente, logo após saírem do ninho.
A cauda está diferenciada em tamanho. Não existem diferenças corporais entre machos e fêmeas.
Relativamente ao canto, este varia um pouco de região para região, embora mantenha o mesmo timbre.

O trinca-ferro é um típico onívoro e alimenta-se de frutos, insectos, sementes, folhas e flores. Na infância o seu regime alimentar é predominantemente animal. O macho costuma trazer alimento para sua fêmea.

Reprodução:

O ninho, construído em arbustos de 1 ou 2 m de altura, é uma" tigela" espaçosa, com cerca de 12 cm de diâmetro externo, é feito com folhas grandes e secas seguras por alguns ramos, resultando numa construção frouxa; no interior são colocadas pequenas raízes e ervas. Os 2 ou 3 ovos, alongados, medem cerca de 29 x 18 mm e são azuis-claros ou verdes-azulados, com manchas pequenas e grandes no pólo rombo, formando uma coroa. Durante o período de reprodução vivem estritamente aos casais sendo extremamente fiéis a um território.
 


Coloração típica dos ovos de Trinca-Ferro.
 
Concentra-se essencialmente na parte central do Brasil e no nordeste, mas pode também ocupar a Bahia ao sul do País, no Rio  do Sul e toda a região Sudeste. Além de fronteiras vizinhas internacionais como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade