Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 20 de novembro de 2010

Espécie Animal Invasora da Semana

Rã-de-unhas (Xenopus laevis)


Rã-de-unhas onde se observa a coloração castanha
com manchas mais escuras na região dorsal.


Taxonomia:
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Amphibia
  • Ordem: Anura
  • Família: Pipidade
  • Género: Xenopus
  • Espécie: Xenopus laevis

As espécies que pertencem ao género Xenopus são as únicas a apresentar dedos com garras.
De entre os representantes do género Xenopus, a espécie Xenopus laevis é a única em que os seus indivíduos excedem os 100 mm de comprimento. As fêmeas são consideravelmente maiores, podendo medir desde 110mm a 130 mm, já os machos são cerca de 10% a 30% menores. As fêmeas podem alcançar os 200 g, por sua vez os machos pesam, em média, 60 g.

Os indivíduos desta espécie possuem o corpo achatado.
O corpo das rãs-de-unhas é achatado e a cabeça é relativamente pequena, a pele é lisa e a coloração mais comum é a de castanho-oliva com manchas mais escuras na região dorsal e branca na região ventral. Os indivíduos desta espécie não possuem língua, dentes, pálpebras e ouvidos externos.

Nos membros anteriores (menores que os posteriores), a membrana interdigital está ausente enquanto que nos membros posteriores, além da membrana interdigital, possuem garras nos três dedos mais externos. O sistema sensorial deste tipo de rãs localiza-se lateralmente, na superfície da pele, aparentando tratar-se de uma costura na pele do animal. Os representantes da espécie Xenopus laevis são aquáticos, saindo da água apenas quando se vêem forçados a migrar para outro local.

Quanto ao dimorfismo sexual, as fêmeas apresentam um pequeno ”tubo” entre as pernas (sendo assim distinguidas dos machos).

A espécie Xenopus laevis é bastante agressiva, atacando qualquer coisa (animada ou inanimada) que se cruze no seu caminho e compete com espécies nativas, podendo causar diminuição na população dessas espécies.

Relativamente à alimentação, esta é feita à base de invertebrados aquáticos, peixes, e qualquer outro animal que caiba na sua boca, tendo, portanto, um apetite voraz.

Esta espécie é considerada invasora no nosso país e é proveniente da África central e da do sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade