Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 6 de novembro de 2010

Espécie Animal Invasora da Semana

Perca-Sol (Lepomis gibbosus)


No nosso país, a Perca-Sol está presente em todas as bacias hidrográficas
  

Esta espécie é originária do Noroeste da América do Norte. No final do século XIX, iniciou-se o seu aparecimento no continente europeu como peixe ornamental de aquário e de jardins de alguns palácios, sendo posteriormente introduzida em cursos de água.
Desta forma, rapidamente se espalhou pela generalidade dos países europeus incluindo os da Península Ibérica.

Em Portugal, a Perca-Sol aparece em todas as bacias hidrográficas sendo mais numerosa em determinadas áreas, consoante as condições que lá encontra e em função do resultado do seu processo de reprodução. Este peixe existe em grande escala na região do Alentejo.

Os seus habitats predilectos são os açudes, algumas barragens, lagos ou outro meio aquático que lhe reúna as condições necessárias para a sobrevivência.
Geralmente, é nos açudes que atinge o seu auge (altura em que a população tem o maior número de indivíduos que o habitat em causa permite). Esta espécie consegue resistir à falta de oxigénio e às altas temperaturas.

A Perca-Sol é um peixe ovíparo que se apresenta como um dos principais devoradores de ovos e alevins (filhotes de peixe numa fase inicial de desenvolvimento) de outras espécies, alimentando-se igualmente de larvas, insectos e pequenos moluscos.

Após a formação de numerosos grupos os machos desenvolvem entre si lutas sexuais. A reprodução pode ser rápida e ocorre desde Abril a Maio/Junho (pode dar-se, também, quando a temperatura da água chega aos 19/20ºC).
Os ovos são depositados em pequenas escavações feitas nos fundos de areia e gravilha. Os machos vigiam a postura e as crias, para além disso, constroem um ninho que consiste numa depressão escavada no fundo do rio. Nesta situação, nidificam junto à vegetação aquática submersa. Nas barragens a nidificação dá-se em zonas descobertas com menor profundidade, declive suave e areia/cascalho fino e/ou médio.

Quanto à sua estrutura, a Perca-Sol pode medir entre 10 a 15 cm, (por vezes, alcança os 25 cm) e possui um peso médio que varia entre as 20 e as 100 g. Existem, no entanto, nalguns países, exemplares que podem chegar a atingir 3 Kg.


Perca-Sol onde se oberva claramente a grande barbatana
dorsal com raios espinhosos e cortantes


Este peixe pode viver até 7 ou 8 anos e tem um corpo bastante comprimido lateralmente, com forma oval, tons muito coloridos e diversificados, vulgarmente com os flancos alaranjados e manchas azuladas. Possui o dorso em tons castanhos mais escuros, os opérculos e o corpo em tonalidades de encarnado e, ainda, o ventre com cor amarela clara. Tem a boca pequena e oblíqua. A barbatana dorsal tem a característica de ser grande e com raios espinhosos muito cortantes e de apresentar uma ligeira depressão, constituída por uma primeira parte de raios ossificados e uma segunda parte com raios ramificados. O maxilar não alcança o bordo posterior dos olhos.

A Perca-Sol tem ainda a particularidade de não se hibridar com nenhuma outra espécie.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade