Animais Autóctones

Animais Autóctones

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Visita à "Feira dos Pássaros"



Uma das bancas da "Feira dos Pássaros"

Doninha no meio da passarada
No passado dia 10/10/10 (data bastante interessante) o nosso grupo AR∑A visitou uma feira, destinada à venda de animais e produtos relacionados com os mesmos, situada na Cordoaria, na cidade do Porto: a “Feira dos Pássaros”.
A nossa saída de campo foi realizada com o intuito de aprendermos mais sobre o comércio de animais exóticos na Invicta e perceber em que condições estes eram vendidos e transportados.

Esquilos Listados

Apesar da confusão inicial, provocada pela azáfama dos vendedores, animais e compradores, conseguimo-nos ambientar e começar a nossa pesquisa em busca de informação. Armados de blocos de notas, máquina fotográfica, canetas e muita curiosidade entrevistámos três vendedores (embora tenhamos de confessar que um deles ofereceu bastante resistência).
Ficámos a saber onde os comerciantes arranjam os animais que vendem, descobrimos que existe muita criação pessoal e tomámos conhecimento da oscilação de preços das diversas espécies e, para nossa surpresa, que ainda persiste a venda ilegal de animais exóticos!
Diversidade de cores das aves exóticas
A páginas tantas, tivemos um encontro infeliz... Surgiu-nos a "brilhante ideia" de interpelar três indivíduos que, à partida, suspeitávamos que estivessem envolvidos em algo ilegal. Fizemos-lhes várias perguntas referentes ao modo como foram adquiridas as espécies que se encontravam à venda e a todas elas recebemos respostas evasivas, acompanhadas de uma boa dose de mau humor! Decerto ficarão felizes por saber que estas pessoas representavam apenas uma pequena parte dos vendedores da feira.
Foi uma manhã de domingo agitada e bem diferente do habitual!
Esta saída em grupo proporcionou-nos novas experiências no que toca à abordagem do público, o que é óptimo, pois, no futuro, iremos fazer algumas alterações na forma como iremos realizar as nossas “investigações”, para não nos metermos em mais “alhadas”.  
Os faisões não são animais de Portugal
No meio de tantas histórias, aproveitámos ainda para tirar umas fotos, com vista ao enriquecimento do nosso trabalho. Queremos partilhar convosco algumas delas (cliquem sobre as fotografias para as verem maiores)!

3 comentários:

Biodiversidade