Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 30 de outubro de 2010

Espécie Animal Autóctone da Semana

A partir desta semana os animais autóctones que apresentaremos serão os que estão referidos no "Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal".

O animal desta semana está classificado como "quase ameaçado", trata-se da rã-de-focinho-pontiagudo (Discoglossus galganoi) e é na verdade um sapo de tamanho médio.

Os adultos possuem cabeça larga, com focinho pontiagudo, tímpano pouco perceptível e olhos proeminentes de íris dourada e pupila arredondada ou em forma de coração. Têm verugas no dorso, características dos sapos, membros posteriores compridos e cinco dedos unidos por membranas interdigitais. A coloração é muito variavel: desdes as riscas beges e castanhas, às manchas escuras e ao dorso liso, mais raro.

Os machos têm membranas interdigitais mais compridas do que as fêmeas e os seus tubérculos (poeminências) dos membros anteriores ficam maiores na época de acasalamento. As larvas começam por ser bastante escuras, tornando-se progressivamente mais claras, possuem uma trama escura e fina na cauda, visível à transparência.


Exemplar listado

Estes animais sõ normalmente crepusculares, excepto em dias húmidos, sendo que durante o dia se escondem debaixo de pedras ou entre a vegetação. O seu período de reproducação depende da sua localização geográfica, mas pode ir do princípio do Inverno ao final do Verão. As fêmeas acasalam com vários machos e depositam entre 20 a 50 ovos escuros esféricos de cada vez. Os ovos incubam durante 9 dias e a metamorfose ocorre por volta dos 60 dias. A longevidade máxima desta espécie é de 10 anos.

Os adultos alimentam-se de insectos, aranhas, , lesmas, minhocas, caracóis e até de juvenis da própria espécie, enquanto que as larvas são maioritariamente vegetarianas. Os seus predadores incluem cegonhas, garças, corujas-das-torres, cobras-de-água e insectos aquáticos e tritões podem comer as larvas.

As rãs-de-focinho-pontiagudo são uma espécie endémica de Portugal e ocupam uma grande variedade de habitats, geralmente perto de água e com densa vegetação, na época de reprodução é fácil encontrá-las em poças temporárias, canais de rega, lagos, ribeiros e mesmo em lagoas costeiras pois são bastante tolerantes a águas salobras.

Os principais factores de ameaça são a perda, fragmentação e degradação de habitat por factores antropogénicos, nomeadamente devido: ao abandono da agricultura tradicional com a consequente perda de lameiros e massas de água para reprodução; à agricultura intensiva; à substituição dos seus habitats por florestas de produção de madeira; à poluição aquática e aos incêndios florestais.
A introdução de espécies não-indígenas invasoras, predadoras de ovos e larvas de anfíbios, tais como o lagostim-vermelho do Louisiana (Procambarus clarkii) constitui um factor de ameaça adicional de magnitude desconhecida.


A coloração lisa é a mais rara.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade