Animais Autóctones

Animais Autóctones

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Espécie Animal Autóctone da Semana

Note-se o focinho inclinado
A cobra-rateira (Malpolon monspessulanus) é a maior serpente que podemos encontrar em Portugal alcançando os 2 metros de comprimento.
A sua cor varia desde o cinzento ao verde, passando pelo castanho, costumam apresentar uma mancha escura na região anterior do corpo. O ventre é amarelado, normalmente com manchas escuras, têm olhos grandes.
Os juvenis apresentam um complexo desenho de manchas no dorso.
As fêmeas são mais pequenas que os machos e muitas mantêm as manchas escuras das escamas sobre os olhos grande parte da vida (os machos apenas as possuem quando são juvenis).

Nesta fotografia pode-se ver a mancha escura característica
 Apesar de ser uma espécie maoritariamente terrestre consegue nadar e trepar às árvores com facilidade, não só para caçar, mas também para procurar alimento e Sol.
São cobras tipicamente diurnas, que no Verão podem aparecer mais ao entardecer ou nascer do dia. Hibernam nos meses mais frios do ano e a sua época de reprodução começa na Primavera, sendo que após a cópula (entre Maio e Junho) a fêmea põe entre 4 e 20 ovos numa toca que encontre ou debaixo de pedras. As cobras-rateiras atingem a maturidade sexual entre os 3 e os 5 anos de vida e têm uma longevidade impressionante: podem ultrapassar os 25 anos.
A sua dieta varia consoante a idade: os juvenis são sobretudo insectívoros, mas à medida que crescem passam a caçar largatixas, pequenas aves e roedores, e outras cobras; os adultos podem alimentar-se de sardões grandes (lagartos) e coelhos-bravos. Os seus principais predadores são as aves de rapina como a águia-cobreira, águia-calçada, águia-real, peneireiro-comum, coruja-das-torres, entre outras e também javalis e sacarrabos (uma espécie de magusto europeu).

1 comentário:

  1. adorei o vosso blog. espectacular. continuem com este trabalho.

    ResponderEliminar

Biodiversidade