Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 23 de outubro de 2010

Espécie Animal Traficada da Semana


 Não se sabe qual a origem do nome do dom-fafe (Pyrrhula pyrrhula).

Macho de dom-fafe
Esta ave de 15cm costuma ser sedentária em Portugal e apresenta um acentuado dimorfismo sexual: o macho possui o peito rosa avermelhado e o dorso cinzento, enquanto que a fêmea é mais discreta, em tons de castanho e cinza. Ambos os sexos têm as asas e a cauda pretos, assim como uma coroa preta, envolvendo os olhos. Em voo é possível ver o seu uropígio branco (penas junto à cauda).

Os dom-fafe são pássaros graníveros que usam o seu bico cónico para abrir grãos, mas também se alimentam de rebentos de árvores de fruto, pelo que podem provocar grandes estragos na agricultura.

É uma espécie normalmente avistada aos pares ou em grupos familiares, só formando bandos na época de reprodução. No nosso país está restrito como nidificante às serras do extremo Norte do país, sendo relativamente escasso em todo o territorio. Constrói o ninho normalmente em coníferas e de preferência a mais de 4 metros do solo. A fêmea põe entre 3 a 7 ovos.

Devido à sua relativa raridade e às belas cores do macho é uma vítima comum de tráfico de animais em Portugal, sendo capturado com recurso a gaiolas e iscos. Por vezes os caçadores furtivos utilizam exemplares empalhados para atrairem outros dom-fafe.
  Este juvenil apenas ganhará a plumagem
característica na idade adulta.
            O priolo (Pyrrhula murina) pertence ao mesmo género e por muito tempo foi considerado uma subespécie do dom-fafe, mas hoje está classificado como espécie endémica dos Açores.

2 comentários:

Biodiversidade