Animais Autóctones

Animais Autóctones

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sugestões para a observação de aves (pela SPEA):

As aves desde sempre fascinaram o Homem. A sua extraordinária capacidade de voar e a beleza dos seus cantos e plumagens constituem motivos de permanente admiração. A observação de aves é hoje uma actividade que desperta um interesse crescente um pouco por todo o mundo. As aves são bons indicadores da qualidade ambiental. O seu estudo e monitorização constitui assim uma forma relativamente simples de obter informação sobre o meio em que vivemos. Para além dos aspectos técnico-científicos, a observação de aves é também uma actividade lúdica que possibilita um saudável contacto com a natureza

Material Necessário:

Os binóculos constituem um instrumento indispensável para quem se quer iniciar na observação de aves. Existem vários modelos e marcas no mercado, sendo geralmente os mais aconselhados os que têm uma ampliação entre 8x e 10x e uma abertura/diâmetro de lente entre 30 e 50 mm.
Embora não seja essencial, um telescópio permite a observação de pormenores difíceis de ver com uns binóculos, permitindo também uma observação mais distante, e portanto sem perturbar tanto as aves. Constitui um auxiliar precioso na identificação das espécies.
O uso de um guia de campo é fundamental para qualquer observador de aves. Antes de escolher convém ter em conta a qualidade dos desenhos ou fotografias, a qualidade do texto, a qualidade dos mapas de distribuição, o tamanho, a maneabilidade, a resistência e o preço. A SPEA lançou recentemente o Guia das Aves de Portugal, que reúne informação e ilustrações das espécies do nosso país.
Um caderno de campo poderá revelar-se muito útil quando necessário anotar os pormenores das aves observadas. As características do local de observação, as condições climáticas e uma listagem das espécies observadas são informações que poderão vir a ser necessárias mais tarde.
Por último, deve-se optar por utilizar roupa confortável e discreta. O calçado, especialmente, deve ser confortável e resistente.

TOPOGRAFIA DAS AVES
O corpo das aves é, como todos sabemos, coberto com penas. Estas não se distribuem uniformemente, agrupando-se em regiões, mais ou menos evidentes e que, com mais ou menos variações, são comuns a todas as aves. Em conjunto com as partes nuas (bico e patas), estes grupos de penas forma o que se designa por topografia das aves.
Conhecer a topografia das aves é essencial para se poder proceder à sua identificação.

Clique para ampliar
COMO IDENTIFICAR AS AVES
A identificação de aves no campo constitui um desafio aliciante. Embora á primeira vista possa parecer algo relativamente fácil, a verdade é que pode ser uma tarefa bastante complexa e que exige alguma paciência. A tendência natural de quem está a dar os primeiros passos neste domínio é olhar para as aves como um todo. Deste modo podem perder-se muitos detalhes fundamentais para a identificação. Cada ordem de aves apresenta geralmente características próprias que as distinguem das demais. Assim, a primeira preocupação deverá ser aprender a olhar de uma forma selectiva para as aves. Há vários aspectos a ter em conta quando somos confrontados com uma espécie desconhecida:
Tamanho: A correcta avaliação do tamanho de uma ave constitui o primeiro passo para a sua identificação. Sempre que possível, o tamanho deve ser calculado usando outras aves mais conhecidas como termo de comparação.
Cor: A coloração geral da ave constitui um dos aspectos mais importantes a ter em conta. Convém notar que, sob luz desfavorável, as cores podem parecer diferentes daquilo que na realidade são.
Marcas particulares: A maior parte das aves possui características particulares de plumagem que as distinguem das outras. Deve pois procurar-se qualquer marca que se saliente da plumagem.
Forma e silhueta: A forma e a silhueta das aves constituem também boas características para auxiliar à identificação. A sua correcta avaliação permitirá, à partida, eliminar várias hipóteses.
Comportamento: Muitas espécies de aves têm comportamentos característicos. A sua observação cuidada poderá constituir um bom indício para a identificação.
Cantos e chamamentos: A maior parte das aves emite cantos e chamamentos distintivos. Escutar os sons produzidos pelas aves constitui uma das formas mais seguras de as identificar.
Em voo: Muitas vezes apenas é possível observar as aves em voo. Normalmente, neste tipo de observações, tudo se passa muito depressa. A identificação tem de ser feita imediatamente pois, regra geral, não há segunda hipótese. O tipo de voo (planado ou batido, por exemplo) e a forma como se desenrola (em linha recta ou circular, por exemplo) constituem também elementos importantes.
Plumagens: Em muitas espécies, os juvenis e imaturos têm plumagens diferentes das aves adultas e os machos têm plumagem diferente das fêmeas. Para além disso, muitas espécies mudam de aparência consoante a época do ano, apresentado uma plumagem mais vistosa durante a época nupcial e ficando depois com um aspecto mais discreto durante o resto do ano.

Saiba mais neste habitat!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade