Animais Autóctones

Animais Autóctones

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tigres-da-Sumatra filmados por câmara da WWF

09.05.2011
PÚBLICO
Doze tigres de uma subespécie criticamente ameaçada foram filmados pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) no seu habitat natural - uma floresta indonésia que está em risco de desaparecer.
Em apenas dois meses, ûma câmara da WWF gravou imagens de duas famílias do tigre-da-Sumatra, doze animais ao todo.
“Este foi o maior número de tigres e de imagens de tigres obtidas no primeiro mês de uma experiência feita por nós”, disse Karmila Parakkasi, que lidera a equipa que está a estudar os tigres-da-Sumatra, em Sumatra, uma das ilhas do sudeste asiático que pertence à Indonésia.
A ilha alberga uma das seis subespécies de tigres que existem no mundo. Em Sumatra, estima-se que existam apenas 400 Panthera tigris sumatrae, o nome em latim desta subespécie, que se encontra criticamente em perigo.
As imagens foram gravadas em Bukit Tigapuluh, um parque nacional que fica nas províncias de Riau e Jambi, no Centro-Leste da ilha. Aqui, existe uma floresta que é considerada uma das seis regiões de prioridade para a conservação do tigre definidas pelo Governo indonésio.
A câmara é activada por sensores infravermelhos que detectam movimento. “A nossa equipa ficou excitada por descobrir 47 imagens gravadas pela câmara, das quais identificámos seis indivíduos únicos”, disse Parakkasi, sobre o primeiro mês da experiência. “Os resultados do segundo mês ainda foram mais impressionantes – não era só uma família de tigres, mas duas, com outros seis tigres.”
Floresta em perigo
Nas imagens gravadas a 29 de Março deste ano, disponível no vídeo publicado pela WWF, vêem-se três crias de tigres a andar de um lado para o outro e a brincar calmamente.
“O que não se percebe é se encontramos tantos tigres porque tornamo-nos melhores a escolher o local onde colocamos a câmara ou porque o habitat do tigre está a encolher tão rápido que eles vêem-se obrigados a partilhar pedaços de floresta cada vez mais pequenos”, disse a conservacionista.
A WWF está preocupada com o futuro daquele habitat, já que existe o perigo iminente da floresta ser cortada pela indústria do papel. Algumas das áreas estão concessionadas a uma subsidiária da empresa Barito Timber Pacifico. Assim que tiver autorização do Governo, a empresa irá cortar a madeira para a Asia Pulp & Paper, uma das maiores produtoras de papel do mundo, pertencente ao Sinar Mas Group, uma companhia indonésia que detém mais empresas, incluindo produtoras de óleo de palma.
“Este vídeo confirma a importância extrema destas florestas do ecossistema de Bukit Tigapuluh e do seu corredor natural”, disse Anwar Purwoto, director do grupo da WWF responsável pelo Programa da Floresta e das Espécies da Indonésia. Vários grupos de conservação, incluindo a WWF, já pediram às duas empresas e ao Governo indonésio para protegerem esta floresta em vez de a cortar.
Segundo a WWF, entre 2004 e 2010, este ecossistema perdeu 2054 quilómetros quadrados de floresta (o distrito do Porto tem perto de 2400 quilómetros quadrados), cortados pela indústria do papel e para os produtores de óleo de palma.
Estima-se que existam ao todo 3200 tigres no mundo, todos na Ásia. A WWF está a tentar reunir apoio político, económico e público para duplicar a população até 2022.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade