Animais Autóctones

Animais Autóctones

quarta-feira, 18 de maio de 2011

População desconhecida de tigres descoberta na Tailândia

17.05.2011
PÚBLICO
 
  Uma nova população de pelo menos oito tigres indochineses, descoberta no parque nacional de Thap Lan, na Tailândia, está a fascinar os especialistas em conservação. A revelação coloca a Tailândia à frente da China em números de exemplares deste felino ameaçado.
Durante dois anos os responsáveis do parque de Thap lan, em colaboração com especialistas em conservação, analisaram imagens de câmaras colocadas em locais remotos do parque.

  E descobriram que, apesar de se pensar que não existia já nenhum exemplar selvagem naquele território, existem pelo menos oito exemplares captados pelas câmaras que detectam o movimento e o calor.

  Segundo conta o diário britânico Guardian, as câmaras usadas terão sido destruídas por elefantes enfurecidos, ou minadas por formigas desesperadas para fazer ninho. Mas os cartões de memória revelaram agora esta surpresa agradável. Assim como outra preocupante: o grupo não está livre do assédio de caçadores furtivos que conseguem penetrar no parque, um paraíso de biodiversidade, protegido das ofensivas do desenvolvimento humano.

  Segundo especialistas, este grupo de tigres indochineses ou tigres de Corbett Panthera tigris corbetti) agora identificado - e classificados com o estatuto de ameçados - faz a Tailândia subir no ranking de número de exemplares, fazendo com que o país reúna agora mais exemplares do que a China.

  Uma população de oito exemplares não chega para dar o futuro da espécie como sustentável. Mas Taywin Meesat, responsável pelo parque disse ao Guardian que ainda falta averiguar o que se passa em mais de metade do parque. “Isto já está para lá das nossas expectativas. Mas dados estes resultados podemos afirmar que podem aqui existir 20 a 50 tigres”, vaticina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade