Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 4 de junho de 2011

Ninho de ave emblemática dos Açores está a ser seguido em directo na Internet

03.06.2011
PÚBLICO
Os segredos de uma das aves marinhas mais emblemáticas dos Açores podem estar prestes a ser revelados. Pela primeira vez no mundo, uma câmara de vídeo disponibiliza na Internet imagens em directo de um ninho de um casal de cagarros, anunciou a Spea.
No dia 1 de Junho foi posto um ovo no ninho, na ilha do Corvo. “Nos próximos meses poderemos acompanhar o crescimento deste cagarro a partir de qualquer parte do mundo”, salientou Pedro Geraldes, coordenador do projecto LIFE+ “Ilhas Santuário para Aves Marinhas”, que pretende recuperar os habitats de nidificação destas aves e de outras da mesma família.
Esta é uma ave (Calonectris diomedea, conhecida por cagarra, pardela-de-bico-amarelo ou cagarro) de estatuto vulnerável – e que nidifica no solo ou em falésias pouco acessíveis - “que surge como exemplo dos variados problemas que afectam as aves marinhas e as tornam no grupo de aves mais ameaçadas do mundo”, explica a Spea. Nos Açores, nidifica a grande maioria da população mundial desta ave e por isso “Portugal tem responsabilidades acrescidas na sua protecção”.
"É fabuloso poder seguir assim o comportamento de um cagarro. Uma ave que muitos conhecem, especialmente nas ilhas, mas que poucos até agora tinham visto desta forma próxima”, acrescentou o responsável.

Para o director regional dos Assuntos do Mar dos Açores, Frederico Cardigos, “este é um resultado interessantíssimo e motivador. Termos uma câmara a seguir detalhadamente a incubação e, quem sabe, os primeiros piares de um jovem cagarro é uma enorme oportunidade científica e de promoção ambiental”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade