Animais Autóctones

Animais Autóctones

sábado, 4 de junho de 2011

Homem chegou ao aeroporto de Lisboa com 30 ovos de aves protegidas à cintura

03.06.2011
Helena Geraldes
Um homem que trazia à cintura 30 ovos de papagaios de espécies protegidas foi identificado pelas autoridades portuguesas no aeroporto de Lisboa, a 25 de Maio, foi hoje revelado. O indivíduo foi extraditado para o Brasil, onde se encontra detido.
O Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) identificou os ovos como pertencendo ao grupo de espécies de papagaio mas ainda se desconhece a espécie exacta a que pertencem. “Estas aves são um dos alvos preferenciais do tráfico de espécies selvagens entre os países da América do Sul e a Europa”, explica em comunicado.
Os ovos ficaram em Portugal e foram levados para o Jardim Zoológico de Lisboa, onde estão numa incubadora, tendo já começado a eclodir. Agora, só uma análise aos espécimes apreendidos pode revelar se se tratam de espécies ameaçadas de extinção. O indivíduo que transportava os ovos presos dentro de meias, atadas à sua cintura, foi autuado em 65 mil reais brasileiros (mais de 28 mil euros), acusado de transporte ilegal de fauna e saída do país com material genético. Poderá ainda vir a ser instaurado inquérito criminal por tráfego internacional de fauna, uma vez que não tinha documentação CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção) para a exportação e importação destes espécimes.
As espécies CITES de comércio ilegal que mais chegam a Portugal são répteis e elefante (marfim). São raras as apreensões de animais vivos.
Em 2009, o último ano em que há dados tratados, foram feitas 345 apreensões em Portugal, de acordo com o relatório da Unidade de Aplicação de Convenções Internacionais, enviado à CITES.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biodiversidade